Mensagens subliminares em logótipos famosos

Uma dica do meu amigo e director de arte Diego Freitas levou-me a pesquisar logótipos com mensagens escondidas, verdadeiras perólas do design e da criatividade aliada à funcionalidade (e ao marketing…). Deixo aqui uma selecção dos melhores que encontrei e de outros fornecidos por ele.

 

1. Amazon

 amazoniu4A seta do célebre logótipo da Amazon tem duas mensagens associadas, que escapam à primeira vista: esta liga o “a” ao “z”, representativo da possibilidade de encontrar todos os artigos de “a” a “z”, e forma um sorriso, reflexo da satisfação dos seus clientes.

 

2. Toblerone

toblerone_logoAlém de deliciosos, os chocolates Toblerone têm uma história engraçada: se reparar na imagem da montanha – referência aos Alpes Suíços -, esta faz também alusão à cidade de Berna, terra-natal dos Toblerones, também conhecida como “A cidade dos Ursos”… Já reparou, agora, que a montanha esconde a imagem de um urso?

 

3. FedEx

fedex1Esta empresa de serviços de expedição quis valorizar no próprio logo a velocidade e outros atributos valorizados pelos clientes. Já reparou na seta que é formada entre o “E” e o “x”?

 

4. Baskin Robins

logo_baskinrobbinsEsta marca de gelados quis passar no próprio logótipo que tem 31 sabores à escolha… Ainda não percebeu? Então repare nas formas a cor-de-rosa das iniciais “B” e “R”.

 

5. Yahoo.com

yahoo

Para perceberem a mensagem, vão ter de a ouvir… Acedam a www.yahoo.come cliquem no ponto de exclamação do logótipo. Fabuloso, não? (E ainda é mais engraçado o facto de os sotaques variarem conforme o país.)

 

6. Galerias Lafayette

lafayette

Visita obrigatória para compras em Paris, as Galerias Lafayette fizeram uma homenagem à Torre Eifeel no próprio logo (nos dois “tt”).

 7. Yoga Austrália

yoga_australiaÀ primeira vista pode parecer uma rapariga numa posição de yoga, mas a sua postura define o próprio mapa de Austrália.

 

8. Horror Films

horror-filmsOs mais simples são os mais brilhantes. O designer usou a própria bobina dos filmes para criar um fantasma.

 

9. Sun Mycrosystems

 sun1

 

Este logo é um exemplo de um ambigrama, ou seja, as letras “U” e “N” criam, juntas, um “S”.

 

10. Google 2008

Google%20Secrete%20Message%201

Esta deixo para vocês descobrirem. E não é uma… São duas mensagens escondidas!

Provocação: o design editorial tem vindo a assumir uma importância crescente nos media. Infelizmente, muitos jornalistas e editores ainda não se aperceberam da mais-valia do “bom” design e da importância em intrusar de forma criativa e funcional mancha de texto e imagem ou símbolos visuais. Por outro lado, alguns designers “publicitários” ainda olham para a paginação como um trabalho menor da área, esquecendo-se de que o design editorial participa na criação dos produtos editoriais que mais têm marcado a cultura nos últimos dois séculos.


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *


*