Experimenta Design 2009 – O tempo urge a partir de hoje

exd09New! Now! Wow!

“It´s about time” ou “está na hora”. A Experimenta Design inicia hoje o seu olhar sobre os múltiplos impactos do tempo no design, na arquitectura e nas práticas criativas contemporâneas. Entre 09 de Setembro e 08 de Novembro, Lisboa acolhe quatro exposições, uma mão-cheia de conferências e debates, um Louging Space, oito projectos especiais e 59 Tangenciais.

 No entanto, esta semana será o período mais intenso: hoje, entre as 11h e as 13h, Nuno Artur Silva inaugura os Open Talks, com “O Design das Ficções Contemporâneas”, no Mercado de Santa Clara, e as Conferências de Lisboa contam com Alejandro Aravena e Julien Smedt, no Teatro Camões. Ao fim da tarde, é inaugurado um dos projectos especiais, no Jardim de Santos, e o Lounging Space, no Plácio Braancamp. O programa dos restantes dias pode ser lido aqui.

 

Exposições

 “Quick, Quick, Slow”, “Pace of Design”, “Lapse in Time” e “Timeless” são os temas das quatro exposições inseridas no programa da EXD09. A primeira, patente no Museu Colecção Berardo, acompanha o percurso de movimentos pioneiros do século XX, no cinema, nos videoclips e na televisão, finalizando com o meio digital actual e a sua relação com o tempo. “Pace of Design”, patente noAntigo Picadeiro do Colégio dos Nobres (Museus da Politécnica), constitui um olhar sobre o ritmo do trabalho quotidiano de vários designers e ateliers do mundo. Por sua vez, a Sociedade Nacional de Belas Artes acolhe a exposição “Lapse in Time”, que revela trabalhos alternativos de designers, e o Museu do Oriente expõe um showcase experimental sob o tema “Menos é Melhor” (“Timeless”).

 

Conferências e ciclos

 Estão incluídos nesta secção as Conferências de Lisboa, que ocupam o Teatro Camões entre 09 e 11 de Setembro, contando com designers de prestígio internacional como o britânico Peter Saville, o americano Ben Fry ou o italiano Giulo Cappellini, os Open Talks, no Mercado de Santa Clara, o ciclo de cinema “Contar o Tempo”, integrado na Cinemateca Portuguesa, e o primeiro documentário da série em desenvolvimento “Emergent Megalopolis”, dedicado a Luanda.

 

Projectos especiais

 Num total de oito, os projectos especiais envolvem, por exemplo, a reabilitação urbana do Jardim dos Santos, um projecto editorial internacional e uma linha de produtos de design para comercialização em Portugal e no estrangeiro, sob o tema “Design para a Diferença”.

 

Lounging Space

O Lounging Space pretende ser um espaço de descontração e informação, assumindo-se na semana inaugural como o interface da EXD09 com o grande público e a comunicação social.

 

Tangenciais

Como o próprio nome indica, a EXD09 acolhe 59 projectos independentes, que estarão espalhados por diversos locais da cidade de Lisboa, entre os quais “Losign Values”, uma colecção de “objectos perturbados”, “Dois Tempos”, uma instalação tipográfica sobre a fachada da Ermida da Nossa Senhora da Conceição, em Belém, e o “Le Coq Tuguese Market”, uma mostra de trabalhos criativos nacionais.

 

Consulte o programa global aqui.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *


*