editeestreladuvidas

O que é um prontuário ortográfico?

Quando dava formação em “Técnicas de Exposição e Expressão Escrita” no Ifilp, era raro o formando que conhecia o prontuário ortográfico da língua portuguesa. Há pouco tempo, apercebi-me de que há jornalistas que não conhecem nem usam estes e outros instrumentos semelhantes, essenciais a uma boa escrita.

Um prontuário ortográfico é um livro que reúne as principais dúvidas da língua portuguesa, sendo concebido para ser de fácil consulta e estar sempre à mão. Particularidades ortográficas, uso correcto das maiúsculas ou do hífen, concordância entre elementos da frase e outras dificuldades da língua são registados com simplicidade e objectividade.

Lembrei-me disto a propósito do lançamento do novo Dicionário de Dúvidas, Dificuldades e Subtilezas da Língua Portuguesa, da autoria de Edite Estrela, Maria José Leitão e Maria Almira Soares, editado pela Dom Quixote, o qual já adquiri. É, como hábito destas autoras, extremamente pertinente e de fácil consulta.

Não gosto de aconselhar nenhum em particular, mas deixo aqui o nome de alguns prontuários que estão na minha estante:

» Prontuário da Língua Portuguesa da Porto Editora, edição de 2010, já com o acordo ortográfico;

» Novo Prontuário Ortográfico, de José Castro Pinto, da Plátano Editora;

» Guia Essencial da Língua Portuguesa para a Comunicação Social, da autoria de Edite Estrela e J. David Pinto-Correia, editado pela Editorial Notícias (pré-acordo ortográfico);

» Saber Escrever, Saber Falar, da autoria de Edite Estrela, Maria José Leitão e Maria Almira Soares, editado pela Dom Quixote (pré-acordo ortográfico);

» Atual – O Novo Acordo Ortográfico, da autoria de José Malaca Casteleiro, editado pela Texto Editora.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *


*