Os melhores blogues sobre revistas impressas e digitais

(20/01/2011) A lista que partilho convosco integra os blogues sobre cultura de magazines que acompanho quase diariamente. Embora uns se focalizem no design editorial, outros na componente jornalística e outros na vertente digital, todos dão contributos essenciais para compreendermos as tendências editoriais, sociais e comerciais deste médium. São, sobretudo, grandes fontes de inspiração relativas a temas e conceitos a explorar.

1. MagCulture Sem dúvida, o melhor. É mantido por Jeremy Leslie, colaborador da Creative Review, co-curador do Colophon, simpósio de magazines independentes, e fundador da EDO.

 2. Digital Mags Mantido por John Weir, o blogue focaliza-se nas mais recentes aplicações para magazines digitais, do iPad aos softwares para publicações.

3. Magtastic Blogsplosion  Blogue de consulta obrigatória. Mantido pelo jornalista Andrew Losowsky, que escreve sobre magazines para o Wall Street Journal, focaliza-se no desenvolvimento desta indústria em todo o mundo.

4. Stack Blog  O Stack é um projecto muito original que reúne as melhores revistas independentes de todo o mundo (em língua inglesa) e as envia directamente para as caixas de correio dos subscritores. No entanto, o ponto intrigante deste serviço é que os subscritores nunca sabem que título irão receber…   A Stack faz-lhes sempre uma surpresa com uma publicação de excelência independente, a qual, de outra forma, nunca iriam conhecer. E o mesmo se aplica ao blogue.

5. Screenzine Mais um bom blogue que explora o futuro das revistas digitais.  

6. Mr. Magazine  Samir Husni é Mr. Magazine, director da Magazine Innovation Center na Universidade de Mississippi e professor na mesma instituição. Conhecido em todo o mundo como o gigante académico das revistas, o seu blogue faz juz a este atributo.

7. Magblog Mantido por Tim Holmes, o MagBlog discute as mais recentes tendências das revistas impressas e digitais.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *


*