Call for Papers: Revista de Comunicação e Linguagens n.º 45

O movimento constitui um problema crucial na contemporaneidade, marcada pela crescente aceleração induzida pela técnica, mas também pelas tendências do capitalismo na sua fase especulativa, que parece considerar tudo o que subsiste como um obstáculo à realização do valor.

Para além de umas vagas defesas do nomadismo, constata-se a dificuldade de se relacionar com ele. De facto, o movimento foi sempre menorizado e desvalorizado, quer pela metafísica quer pela teologia, o que significa que se tentou sempre controlá-lo e absorvê-lo simbolicamente. A sua emergência na modernidade – dos transportes ao cinema, da mobilização geral da vida às teletecnologias – representa uma cesura na história. Trata-se de interrogar a sua omnipresença e as formas como determina os quadros em que o agir humano se perfila e destina.  

O próximo número da Revista de Comunicação e Linguagens  será dedicado ao Movimento, sendo organizado por José Bragança de Miranda e coadjuvado por Catarina Patrício.   Publicará ensaios e recensões que versem sobre as seguintes temáticas:

•Movimento, história e modernidade

•Mobilização e motorização do real

•Teletecnologias

•Aceleração e velocidade

•Artes do movimento (cinema e outras)

•Dispositivos, máquinas e veículos dinâmicos

Os interessados em participar deverão enviar título e resumo até 20 de Novembro de 2012 para info@cecl.com.pt. A data final para a entrega dos artigos será 30 de Janeiro de 2013.

A RCL é uma revista com arbitragem científica.

Texto retirado daqui.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *


*